3ª Edição Destaque Panvel em Cena



A 3ª edição Destaque Panvel em Cena aconteceu no Theatro São Pedro, no dia 19 de setembro, a partir das 20h30. Logo após a premiação, ocorreu o show de Arthur e Lívia Nestrovski, dentro da programação do 23º Porto Alegre em Cena, também apoiado pela Panvel, desde 2009.

Nesta edição, os premiados foram, na categoria Saúde e Bem-Estar, a Fundação Thiago Gonzaga; na categoria personalidade do Ano, o escritor Sergio Faraco e na categoria Cultura o prêmio foi entregue para escritora Chris Dias, idealizadora do projeto Kombina.

A seleção dos premiados foi realizada por um comitê formado por colaboradores e convidados da Panvel.

Durante a cerimônia a plateia cantou parabéns antecipado para o escritor Luis Fernando Veríssimo, que completará seus 80 anos, no próximo dia 26. O autor encontrava-se no meio do público prestigiando o evento.


Sobre os premiados:


A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga foi criada pelo casal Diza e Régis Gonzaga, pais de Thiago, jovem que perdeu a vida em um acidente de trânsito aos 18 anos. A Fundação, juntamente com o programa Vida Urgente, promove a valorização e preservação da vida e possui uma atuação diversificada voltada à promoção do voluntariado e preservação da vida e de campanhas de conscientização e mobilização da comunidade, ao apoio e assistência terapêutica às famílias que tiveram perdas no trânsito e à participação e influência em políticas públicas e na criação e aprimoramento da legislação de trânsito e mobilidade. Na área cultural, a Fundação desenvolve o programa Vida Urgente no Palco, onde através da arte, leva a mensagem do vida Urgente às crianças, jovens e adultos.


Sergio Faraco nasceu em Alegrete, em 1940. Nos anos 60 viveu na União Soviética, tendo cursado o Instituto Internacional de Ciências Sociais, em Moscou. Mais tarde, no Brasil, formou-se em Direito. Recebeu, entre outros prêmios, três vezes o Prêmio Açorianos de Literatura por "A cidade de perfil", "Contos Completos" e " Rondas de escárnio e loucura". Em 1999, recebeu o Prêmio Nacional de Ficção, atribuído pela Academia Brasileira de Letras à coletânea Dançar tango em Porto Alegre como a melhor obra de ficção publicada no Brasil. Em 2003, recebeu o "Prêmio Érico Veríssimo", outorgado pela Câmara Municipal de Porto Alegre pelo conjunto da obra. Em2004, seu conto "Idolatria"  aparece na antologia Os cem melhores contos brasileiros do século. Em 2014 recebe o "Troféu Guri", conferido pelo grupo RBS a personalidades que, em suas atividades, promoveram o Rio Grande do Sul no Brasil e no exterior. Seus contos foram publicados na Alemanha, Argentina, Bulgária, Chile, Colômbia, cuba, Estados Unidos, Itália, Luxemburgo, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela.


A escritora Christina dias visitava muitas escolas e municípios e observava uma incrível riqueza nas produções realizadas pelas crianças e professoras a partir da leitura dos seus livros. Pensou em compartilhar essas produções dentro de um veículo presencial e não no blog ou site como fazia anteriormente. Assim surgiu a ideia de uma Kombi que pudesse diminuir essa distância entre diferentes leitores de diversas regiões e nasceu a Kombina: um ponto móvel que se propõe a oferecer uma experiência única, criativa e participativa. Nos seus seis meses de funcionamento, o projeto já atingiu cerca de 7 mil pessoas de forma direta.

0 comentários:

Postar um comentário