Frank Jorge


Frank Jorge (nome artístico de Jorge Otávio Pinto Pouey de Oliveira; Porto Alegre, 1966) é um multi-instrumentista brasileiro. Importante figura do cenário Rock and Roll do Rio Grande do Sul, juntamente com a banda Graforréia Xilarmônica, formada pelos irmãos Marcelo e Alexandre Birck, na qual ele se junta logo após a criação. De 2007 até o início de 2010, participa do supergrupo Tenente Cascavel, que trata-se da união de duas das maiores bandas de rock gaúcho da história, TNT e Os Cascavelletes.

Alcançou fama como baixista e vocalista da banda gaúcha Graforok
réia Xilarmônica. Em 1987, integrou Os Cascavelletes. Já nos anos 90, fez parte dos Cowboys Espirituais, além de ter tocado com Os The Darma Lóvers. Atualmente é coordenador e professor do curso de Formação de Produtores e Músicos de Rock da Unisinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Tem uma carreira solo com três discos lançados (Carteira Nacional de Apaixonado, Vida de Verdade e Volume 3, aguçando o lado melódico da Graforréia Xilarmônica e apresentando letras românticas, com influência de Beatles e Roberto Carlos. É conhecido pelo bom humor e pelo grande conhecimento musical e guarda semelhança física com o ator norte-americano John C. Reilly.

O Frank Jorge recebeu a Radio Pirada no Ocidente Acústico, onde conversamos um pouco sobre a carreira dele e registramos todo show para vocês no dia 30/6/2011. Confira os videos abaixo, com a entrevista e o show.


 



.. CROCÂNCIAS AO CUBO: FRANK JORGE VOLUME 3


Por Jimi Joe 

Frank Jorge Volume 3 é mais uma boa safra de canções colhidas pelo pândego compositor e multiinstrumentista gaúcho no campo e lavoura da existência durante os cinco anos que separam este seu novo disco do precedente Vida de Verdade.
Praticidade e concisão são palavras chave no novo trabalho de Frank Jorge, mais de 20 anos dedicados ao rock. Qual um Paul McCartney redivivo, ele toca praticamente todos os instrumentos desse Volume 3, deixando baterias e percussões a cargo de Iuri Freiberger, co-produtor do disco junto com Rafael Ramos. As influências jovemguardianas/beatlemaníacas/sessentistas se espalham pelo disco como um todo.
Da arte da capa retrô-futurista que nos deixa vislumbrar um Frank Jorge trasmutado em George Jetson à enxutez das 12 canções, como num bom disco do Roberto ou dos Beatles, que raramente ultrapassam os 3 minutos dos clássicos singles dos anos 60, Volume 3 exibe um Frank Jorge capaz de lapidar canções que ao mesmo tempo em que mesclam influências musicais das mais variadas, abordam liricamente, temas como a maldita mania da ( melhor banda do mundo essa semana ) até uma insólita canção em que Frank lamenta ter demitido um amigo.
Os antológicos órgãos Hammond salpicados por Frank pelas faixas desse Volume 3 são reminiscentes dos 60 mas estão mais para uma releitura à la Inspiral Carpets do que exatamente para Lafayette.
Em Elvis, que apropriadamente abre o disco, Frank alfineta a necessidade contemporânea de se ouvir um som novo a cada dia. Obsessão Anos 60 vai um pouco além do que o título anuncia e foca outras décadas, sempre com um espírito ácido e autocrítico, numa espécie de mea culpa desse revivalismo todo. Há canções de amor de todo tipo, algumas enviesadas e irônicas como A Historiadora. Em Eu Demiti Um Amigo, Frank deixa fluir tudo que aprendeu com Reginaldo Rossi e seus pares.
E, maravilha das maravilhas, o encarte com as letras ainda traz comentários tipicamente frankjorgianos sobre as mesmas. Todas reunidas, as canções de Volume 3 somam pouco mais de 33 minutos, que podem ser relacionados às 33 rotações e um terço dos LPs em vinil. O que pode parecer avareza ou sonegação de material musical, no entanto, se comprova como um disco na medida certa. Quando soam as últimas notas de Se Você Ainda Me Quiser, a vontade é de virar o disco no prato e tocar o lado A pra rodar novamente. Ou melhor, dar o replay no CD. De qualquer maneira, novamente aqui pontos para Frank Jorge que nesse Volume 3 coloca em prática o aforismo do escritor e musicólogo britânico Arthur Jacobs: (tudo é música, revista e ouvida pelos únicos olhos e ouvidos possíveis: os olhos e ouvidos do presente ).
Ah, sim: Volume 3 marca a estréia de Frank pela Monstro Discos. E está à venda nas boas lojas do ramo.
O DISCO ESTÁ À VENDA:


Porto Alegre:

- TOCA DO DISCO (AV. GARIBALDI,1043)
- FNAC - (BARRA SHOPPING SUL)
- LIVRARIA BAMBOLETRAS - (GUION SHOPPING CENTER - NOVA OLARIA)
- LIVRARIA CULTURA - (SHOPPING BOURBON COUNTRY)

Contatos do Frank Jorge:



E-Mail Contato: frankjorge@gmail.com

Telefone Contato: (51) 9996-2363


Fontes :

























0 comentários:

Postar um comentário